15.5.05

ANTES DO AMANHECER

Vi Antes do Amanhecer (Before Sunrise) novamente. Na primeira vez, em 1995, me apaixonei por Viena. Depois disso vi o filme mais algumas vezes, e a cada uma delas tive uma impressão diferente. Ontem percebi o mais interessante: são 105 minutos de diálogo. Ao final notei que são somente Jesse e Celine, os demais não tem sequer nome, são parte da interação dos personagens com a cidade.
A "versão vienense de vagabundo" é fantástica: "me dê uma palavrava, te dou um poema, se acrescentar alguma coisa, vocês me dão o que quiserem". Quisera eu encontrar um poeta marginal em cada esquina!
Quanto aos personagens, Celine é passional e cheia de opinião; Jesse, cético e conciso. É interessante como as diferenças surgem ao longo da história até chegar ao final, um prato cheio para o imaginário.
Determinadas obras - filmes, textos, telas - tem um efeito devastador sobre minhas emoções. Essa é uma delas.
.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home